quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A arte de redigir

A arte de redigir é baseada em talento, habilidades e técnicas, quem não possui talento, ou seja, nasce com tal dom, pode através de habilidades e técnicas adquiri-lo, é preciso treinamento.
Para que um bom texto tome forma, devemos reescrevê-lo quantas vezes for necessário, o rascunho é a chance de colocarmos as palavras na disposição correta, para expressarmos da forma mais objetiva e clara a mensagem pretendida. Em todos os casos de produção devemos analisar alguns pontos que nos ajudarão a identificar as idéias que podem agregar valor e o que pode comprometer a compreensão do texto.
Por exemplo, quando escrevemos um e-mail, devemos pensar: “O que eu quero dizer ao meu leitor?”. Isso tem que ser muito claro para mim, para que ele sinta da mesma forma, o foco na informação, na idéia central é o mais importante. Ser breve e conciso, evitando mensagens longas ou confusas.
Há algumas idéias que podem ajudar na compreensão do texto, mas ao mesmo tempo pode-se verificar a necessidade de descartá-las, ou seja, idéias secundárias.
Para um texto empresarial, evitar linguagens técnicas em excesso, utilização de substantivos abstratos, com sentidos menos objetivos, verificar a posição das palavras, utilizar o parágrafo para expressar uma idéia por vez, nunca várias idéias, pois isso confundi o leitor.
Uma frase pode obter vários sentidos, dependendo da disposição das palavras, evite a utilização do “que” ou “de que”, essas palavras podem ser substituídas por outras de igual valor na oração, são as chamadas “técnicas de redução”.
Alinhado a isso devemos nos tornar leitores assíduos, pois através da leitura de bons textos, melhoraremos a nossa capacidade de produção.
Leitura e produção são habilidades distintas, mas interligadas, uma necessita da outra para que haja eficácia e precisão de forma prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário